quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1º Congresso Brasileiro de Orientação - Resultados Pt. 1

     Neste último final de semana aconteceu em Santa Maria o I Congresso Brasileiro de Orientação. No evento, foram debatidas ações para desenvolvimento e ampliação da Orientação no país. Além disso, foi realizado um curso de introdução à gestão, ensinando presidentes e diretoria a elaborar um projeto para captar recursos.
     Abaixo, relataremos em tópicos as ações que entrarão em vigor ainda neste ano.

  • É requisito para um atleta se inscrever para campeonatos na CBO a “Instrução Mínima” com os objetivos de: adaptar o indivíduo ao meio natural, desenvolver a habilidade de usar corretamente a bússola, controlar a distância percorrida e desenvolver o senso de orientação, requerendo para isto um instrutor capacitado. O símbolo da iniciação esportiva de Orientação é a Onça, por ser um símbolo da fauna brasileira, símbolo de beleza, força, respeito, hábito solitário e percorre longas distâncias no meio natural; sendo a proposta aprovada por unanimidade dos delegados presentes.





  • Nova redação para a regra nº 1: Orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores devem visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, auxiliados somente por mapa e bússola. O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas. 1.1. Em um percurso com partida intervalada os competidores navegam no terreno de forma independente. 1.2. Em percurso com partida em massa e partida em perseguição os competidores podem navegar em estreita proximidade um com o outro, mas o formato dos percursos requer navegação independente. 1.3. O termo competidor significa um indivíduo de qualquer sexo ou um grupo de indivíduos, conforme o caso.


  • Largura de 45cm como a máxima dimensão permitida para o banner dos clubes, conduzido pelos atletas no pódium.


  • Serão realizadas campanhas nacionais de arrecadação de materiais de Orientação com o objetivo de desenvolver a prática do esporte no Suriname, trabalho dos orientistas Carlos Alberto Xavier da FPO e Luiz Sérgio Mendes da FO-DF. Essa arrecadação começa agora e vão até a I etapa do CamBOr de 2012.


  • Também será contemplado com arrecadações os projetos da CBO em Parintins-AM e comunidades ribeirinhas da Amazônia, proposto pelo orientista Alcino Luis da Costa Lemos da FGO. A arrecadação para essa campanha começa logo após a I etapa do CamBOr 2012.


     Em breve, mais informações sobre o I Congresso Brasileiro de Orientação.

Um comentário:

  1. Olá, Fábio e Sara. Obrigado por compartilhar os resultados do Congresso.
    Aproveitando o momento, sugiro leitura de um bate papo que tive com o blog Orientovar. Gostaria de saber suas impressões.
    Abs.

    ResponderExcluir