Com o apoio do Brasil, o Suriname esta iniciando suas atividades em Orientação. Até o momento foram ministrados 6 Cursos pela CBO (Cursos de Mapeador N1, N2 e N3, Curso de Mapeamento com GPS, Curso de Árbitro e Curso de Traçador de Percursos). Também foram realizados dois mapas, sendo um na ISSOM/2007 e outro na ISOM/2000, nos quais foram realizados o primeiro percurso de orientação e a primeira competição de orientação naquele país, respectivamente.
JUSTIFICATIVA: além do apoio técnico prestado através dos Cursos ministrados pelos orientistas Carlos Alberto Xavier da FPO e Luiz Sérgio Mendes da FO-DF, ambos instrutores da CBO, o país necessita de ajuda com materiais diversos para poder dar continuidade no desenvolvimento do esporte, realizar treinamentos e organizar suas competições.
SUGESTÃO: a CBO organizar uma Campanha Nacional para arrecadar diversos materiais por meio de doação dos Clubes e Entidades, assim todos teriam a oportunidade e o privilegio de contribuir de alguma forma. Isso com toda certeza causaria um impacto muito positivo da CBO perante a IOF. O material a ser arrecadado pode ser novo ou usado, desde que esteja em condições de uso. Segue abaixo uma lista do material mais necessário para o momento:
- 50 prismas;
- 50 picotadores;
- 30 bússolas;
- 5 GPS;
- 2 bússolas de mapear (Silva Mod. 54).
- Kit para mapeamento (papel polyester, lapiseiras, grafites coloridos, etc).
- Faixas de Partida e Chegada em lona pvc (em Holandês e Inglês).
- Outros materiais que sejam úteis para o esporte (uniformes, porta-sinalética, caneleiras, etc).
Todas as entidades que colaborem serão relacionadas no documento que oficializará a doação posteriormente. Durante a AGE/CBO poderão ser discutidos os detalhes gerais desta campanha."
Esta proposta foi aprovada pela unanimidade dos presentes e ficou decidido que a CBO irá divulgar e convocar todos seus filiados para o engajamento nesta campanha. Também ficou decidido que a data limite para entrega das doações será a 1ª etapa do CamBOr em Guaraniaçú, no final de março. Após esta data o material arrecadado será enviado ao Suriname, aos cuidados do Capitão do Exército Brasileiro MARCELO WALZ, o qual se encontra em missão esportiva naquele país, além de ser Curitibano e também Orientista.
Assim sendo,
já antecipando a divulgação da CBO, solicito que todos os Clubes do Paraná se empenhem ao máximo em arrecadar todo e qualquer material relacionado com Orientação para fazermos nossa parte na referida campanha. Todas as entidades que colaborarem serão relacionadas e farão parte da história no desenvolvimento deste esporte naquele país. No dia 4 de março, durante a 1ª etapa do CiPO em São Luiz do Purunã estarei recebendo as doações daqueles que puderem entregar neste evento.
Abraço a todos.
C.A. Xavier
Presidente da FPO
Fonte: Federação Paranaense de Orientação
Nenhum comentário:
Postar um comentário