segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Últimas informações sobre o XIII CamBOr 3ª etapa - Caldas Novas


     As inscrições para o XIII Campeonato Brasileiro de Orientação encerraram no dia 4/10. Em números, a competição contará com 520 atletas no total e 103 equipes no revezamento. O blog Brazil-O-Life traz para todos as últimas informações acerca desse evento.

  • Os Shows gratuitos em Comemoração do Centenário de Caldas Novas ao lado do Ginário Municipal serão: 21 de Outubro: Leonardo e 22 de Outubro: Rio Negro e Solimões.
     O Simpósio científico contará com três palestras:
  • O Paraíso das Águas Termais. Sr Walter Luiz, Assessor da Secretaria de Turismo de Caldas Novas.
  • Como imprimir mapas com separação de cores. Sr Fernando Ghrun.
  • O Esporte Orientação e a Linguagem Cartógrafica. Prof Ms Arcênio, doutorando em Geografia, professor da UFMT e IFTM Uberaba.
     A prova de revezamento traz as seguintes notas:
  • O percurso foi traçado de forma que os atletas não terão que cruzar as áreas das piscinas e restaurantes onde há uma grande concentração de turistas. 
  • O mapa – área da prova – ficou delimitado pelo rio Pirapitinga (instransponível) e por um córrego ladeado de barranco (símbolo 106 ISOM) de ambos os lados, tornando também desaconselhável sua travessia. Apenas duas cercas (simbolo 522 ISOM) cruzam a área da competição tornando o mapa  ideal para uma prova rápida.
     Com relação aos percursos médio e longo vale observar:
  • Vegetação: A vegetação predominante é o cerrado, variando de fechado a semi-aberto (símbolos 408, 406 e 404, este último, combinado com o 407/409), diminuindo a velocidade de corrida. Nas áreas de florestas (símbolos 406 e 408) há grande incidência de cipós com espinhos. Desta forma torna-se prudente usar blusa de mangas longas. Parte das áreas do mapa possui muitas pedras soltas (símbolo 201 ISOM) merecendo cuidados especiais dos atletas durante o deslocamento.
  • OBS: uma parte da área do percurso médio foi atingida por um incêndio no início do mês de Setembro, passando de 404/407 e 403/407 para 404 e 403 apenas.
  • Formas do terreno: O relevo tem altitude variando de 730 a 850.  Há grande incidência de talvegues e valas secas (símbolos 109 e 110), variando de rasos a muito profundos, ladeados por paredões intransponíveis.
     Lembramos também aos atletas que de acordo com a Portaria 03/2011, de 17 Set 11, da CBO, os mapas serão identificados no verso com a categoria. Assim, o atleta que estudar o lado impresso com o percurso traçado antes do momento permitido será advertido sobre o desvio da regra e após a segunda advertência o atleta será eliminado da competição, não lhe sendo permitido partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário