segunda-feira, 28 de maio de 2012

II Etapa do COERJ - Impressões

     Neste último domingo participamos da II Etapa do Campeonato Estadual de Orientação do Rio de Janeiro, na cidade de Seropédica. A competição foi organizada pelo COMPass e teve uma boa quantidade de atletas inscritos, superando os 300 participantes.
     A área utilizada foi a Floresta Nacional Mário Xavier. Neste mesmo mapa correu-se recentemente a prova de revezamento dos V Jogos Mundiais Militares.
     Inicialmente, ouvimos muita reclamação pelo custo das inscrições, que figuram entre as mais elevadas do país. Neste ponto, temos que reconhecer que os valores habitualmente cobrados em provas de orientação estão muito aquém dos valores que encontramos para participar de eventos de outros esportes, como provas de rústica ou ciclismo por exemplo. 
     Porém, cremos que pelo valor que foi arrecadado, faltou muita estrutura. Pouca sinalização no local do evento, falta de frutas ou qualquer outra forma de alimentação no local são aspectos que deixaram a desejar.
     Fato interessante foi que a etapa ocorreu no Dia da Mata Atlântica, sendo disponibilizadas 100 mudas de árvores nativas para plantio pelos atletas.


     A partir de hoje, abriremos no blog um espaço para comentarmos nosso rendimento, bem como nossa opinião acerca das etapas que participamos. Começaremos com a II etapa do COERJ.

SARA – Este foi o primeiro percurso oficial que realizei no ano (antes disso corri apenas um treino) e já sabia que não poderia esperar bons resultados. Quando vi a lista de partida com 13 mulheres na D21E fiz a previsão de ficar em 5º ou 6º lugar. Entrei no percurso e dividi ele em 3 partes:
Parte 1 – até o ponto 5 – aprox. 1.700m – Frequência cardíaca Max: 188(95%), Média: 137 (70%), No ponto 5: 186 (93%).
Parte2 – até o ponto 11 – aprox. 2.470m – FqC Max: 188 (95%), Média 163 (83%), No ponto 11: 188  (95%).
Parte3 – até a chegada – aprox. 2. 170m – FqC Max: 191 (97%), Média 155 (81%), na chegada: 191 (97%).
     Na segunda parte coloquei a meta de fazer o percurso para 1h e 40’ e fiquei surpresa de conseguir finalizar com 1h37’36”, o que rendeu 16min/km. Com esse tempo fiquei em terceiro lugar, fazendo 30’ a mais que a campeã (ao meu ver a diferença seria maior pelo fato de já conhecerem a área). Pessoalmente, esse foi um retorno muito bom!


FABIO - Entrei um pouco sem expectativas pelo fato de não conhecer o mapa. Confesso que me desmotiva correr em área não inédita. Mas havia a curiosidade de correr no mapa dos Jogos Mundiais de 2011 e talvez essa tenha sido também a grande decepção. Além de área possuir muito capim alto que me incomoda muito devido ao fato de tornar a corrida muito lenta, o mapa não possui a indicação do capim (linhas verdes) indicando tudo como corrida livre (área branca). A área é realmente feia para a prática do esporte. Na região dos pontos 3, 4, e 5 não consegui acertar o azimute, sempre batendo à esquerda dos pontos. Tive um apagão no meu ponto 13, onde tive dificuldades para me reorientar e entender onde eu estava (faltou confiança). Não fiz um tempo muito bom, completando com 1h13'44", cerca de 18 min após Ronaldo Castelo, o vencedor da prova. Obtive um 10º lugar na H21E.

Resultados em: FORJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário