quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atleta do Mês - Novembro

Traduzimos o artigo Atleta do Mês, feito pela Federação Internacional e acessível, em inglês no site da IOF.

Atleta do Mês

Nome: Annika Billstam
País: Suécia
Modalidade: Orientação Pedestre
Principais títulos: World Orienteering Championships Ouro (longa distância 2011), Prata (revezamento 2007) e Bronze (longo 2008, revezamento 2008, 2010 e 2011), World Cup – resultado geral 4º Lugar (2008 e 2011)

Nossa atleta de novembro, Annika Billstam, ganhou sua primeira medalha de Ouro em Campeonato Mundial em 2011, na distância longa, usando uma bússola plana normal. Agora ela treinará duro para usar uma bússola de dedo, planejando alcançar resultados ainda melhores no futuro.

“Eu cometi erros por não correr exatamente na direção correta. Com uma bússola de dedo, o tempo todo eu olho para o mapa e verei também a bússola. Então, será mais fácil correr no azimute correto”, afirma Annika. Ela está motivada a melhorar sempre: “Não é suficiente para mim apenas participar. Eu desejo competir e gradualmente melhorar.”

Parceiros de Ouro

No Campeonato Mundial da França, em Agosto, não somente a medalha de ouro de Annika Billstam mereceu a atenção, mas também seu novo relacionamento. A agora famosa dupla Billstam / Thierry Gueorgiou mostraram seus sentimentos um ao outro pela primeira vez após ganharem a medalha de ouro na distância longa. A sueca e o francês não planejam ainda viver juntos, mas eles irão ver-se muito em treinamentos e em competições, e as duas estrelas trabalharão juntos para se tornarem orientistas ainda melhores. “Estou realmente motivada a melhorar minha técnica de orientação e certamente estarei em mais training camps (treinamentos)”, nos conta Annika.

Alguns anos de pausa da Orientação

Annika é de Estocolmo e iniciou no esporte quando tinha oito anos. Ela não obteve bons resultados como atleta júnior e parou de praticar aos 17. Após isto, até ela completar 25 anos, não participou de nenhum percurso. Ela parou por oito anos. “Eu realmente não sei o motivo de parar. Apenas aconteceu. Dei prioridade para os estudos e outros interesses”, afirma.
Na primavera de 2001 ela avisou que iria estar em um campeonato próximo de sua faculdade, em Uppsala. “Eu queria participar, e fui derrotada por mais de dez minutos. Porém eu vi novamente o quanto feliz a orientação pode ser. Voltei a algo que eu havia perdido.”
No mesmo ano, Billstam participou do campeonato sueco novamente e, desde então, ela vem melhorando. Agora, com 35 anos, ela ganhou sua primeira medalha de ouro em mundiais. Dois meses antes, ela havia ganhou pela primeira vez uma etapa da World Cup, na Noruega.

Uma parada positiva

Annika tornou-se uma atleta de ponta relativamente tarde. Ela pensa que outras pessoas poderiam fazer igual. “É gasta muita energia com juniors e jovens atletas de elite. Isto é bom, mas temos que lembrar que atletas mais velhos podem também chegar ao topo. Por isso é errado empregar todo o esforço somente em jovens atletas.”
O período afastada teve alguns efeitos positivos sobre a carreira de atleta de Annika. “Eu tenho outra perspectiva na vida, e agora percebo que o esporte pode ser divertido. Existem coisas mais importantes na vida que o esporte”, ela afirma.
No verão Annika e Thierry Gueorgiou começaram a se relacionar. Eles fizeram parte da preparação para o Campeonato Mundial juntos. “Tivemos modos diferentes de fazer as coisas, mas eu tinha aprendido com ele e me ele me inspirava desde antes. Eu tento adquirir conhecimento do melhor. Thierry tem dado mais atenção ao seu treinamento que qualquer outro. Eu tenho lido muitos artigos sobre seu treino.”



Pergunta de Campeão

Lauri Kontkanen, Campeão Mundial em 2011 de Orientação de Precisão, nosso Atleta do Mês de Outubro, deixou para Annika as seguintes perguntas:
Eu estou correndo FootO em Kalevan Rasti e gostaria de saber como você e Thierry encontraram um ao outro? Suas habilidades de orientação melhoraram nos últimos dois anos? Que métodos de treinamento mental que você usa?
"Thierry e eu nos encontramos e nos tornamos parceiros através do conhecimento como orientistas. Minhas habilidades de orientação não melhoraram tanto nos últimos dois anos, tenho vindo a apostar no lado físico. Mentalmente eu treino sozinha e tento me preparar para o que pode acontecer durante uma corrida. Não tenho treinador mental, mas pode ser bom ter alguém para apenas falar sobre isso com ele. "

O atleta de dezembro será o orientista de mountain bike Füzy Anna, que foi quinto na média distância no Campeonato Mundial de MTB Orienteering este ano. O húngaro terá o Campeonato Mundial em seu país em 2012. Annika tem essa questão para Anna:
Você carrega sua bicicleta e correr em vez de pedalar se você ver que pode ser uma boa para uma escolha de rotas sem o uso de caminhos? Como tomar um atalho de um caminho para outro?

Nós teremos a resposta de Anna no começo de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário