sábado, 23 de junho de 2012

II Etapa do CamBOr - 2012

    
     Nesta sexta-feira, dia 22 de junho teve início a III Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, na cidade de Terezópolis de Goiás - GO. Este evento apresentou cerca de 520 inscritos.
    Como tradicionalmente ocorre, tivemos no primeiro dia a prova de revezamento, realizada na Santa Branca Ecoturismo. O local da competição é uma área de preservação ambiental e possui belas paisagens, com vários rios, açudes e cascatas.
    No dia de sábado, os atletas tiveram pela frente novo desafio, desta vez com o percurso longo. O mapa possui relevo e vegetação bastante variados, possuindo áreas de mapa de reflorestamento e nativa, além de várias áreas de campo. Os percursos das Elites apresentaram algumas pernadas mais prolongadas, caracterizadas por não existir muito da navegação e sim de muito preparo físico. Muitas áreas que no mapa constam como brancas poderiam estar desenhadas como área verde (30%).

H21E
     O percurso masculino, com 12.300m e desnível de 190m possuía muitas pernadas com pouca escolha de rota. A necessidade de cruzar áreas de campo para acessar novas áreas reflorestadas resultava em um percurso tecnicamente muito fácil, descaracterizando-o como de elite.
     O vencedor deste dia foi Ironir Alberto Ev (COS), com 1:20:02, seguido por Leandro Pasturiza (COSaM), com 1:22:09 e por Cleber Baratto Vidal (Natura CO), que fez 1:25:16.
     Completei o percurso com 1:42:09, em 16º lugar. Para minha surpresa, fui superado por três atletas do Chile! Senti um pouco a dificuldade no tocante a preparação física e isto se mostrou muito mais forte após cometer um erro grave no 18º ponto, obrigando-me a passar por uma região de capim alto. (Fabio da Cruz Weis)

D21E
     Na elite feminina o percurso foi de bastante velocidade e resistência. A distância foi de 8.000m e desnível de 140m, não variando de dificuldade em relação à elite masculina, relatada acima.  
     Tivemos como vencedora a atleta Mirian Pasturiza (ADAAN), que fez um excelente percurso em 1:08:22. Em segundo lugar, Tânia Carvalho (ADAAN), com 1:21:50, seguida por Elaine Lenz (COI) com 1:31:16.
     Demorei 2:04:41 e conquistei a 9ª colocação. Quanto ao percurso não tive problemas com erros, apenas  faltou preparo físico para pernadas de nível fácil em trilhas. Houve também um tempo perdido por causa das abelhas que nos atacaram entre o 6º e o 7º ponto de controle. (Sara Dornelles Weis). 

     Após o evento divulgaremos o mapa.
     Amanhã teremos o percurso médio, válido para o World Ranking da IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário