sábado, 21 de janeiro de 2012

Situação dos sites das entidades de Orientação - III

Encerrando nossa análise acerca dos sites das entidades do esporte Orientação, observaremos a página da Confederação Brasileira de Orientação.

CBO
O site www.cbo.org.br funciona corretamente. Ao utilizar o mecanismo de busca Google, no Brasil, pela palavra "orientação", o site da Confederação é uma das primeiras sugestões de resultado. Isto é algo muito bom tendo em vista a grande variedade de resultados para esta mesma busca. Possivelmente este resultado é fruto do longo tempo de existência do domínio, bem como a grande quantidade de acessos.

O design do site é o mesmo já há alguns anos, e possui poucas imagens alusivas ao esporte.
O link Programa de Cursos poderia trazer as datas dos próximos cursos, de modo idêntico ao que é publicado no boletim enviado por e-mail pela CBO.

O Calendário de Eventos está atualizado no que diz respeito aos eventos nacionais e internacionais. Falta acrescentar os eventos estaduais, que se iniciam já no mês de fevereiro (fato verificado também nos sites da Federações Estaduais, onde não consta o calendário 2012).
O link Notícias na realidade traz somente um texto sobre o esporte e poderia ser utilizado para publicar uma resenha sobre o que é veiculado pela mídia sobre o esporte no Brasil e no mundo.
Em competições, percebemos que algumas competições nacionais, inclusive sendo WRE não trazem o Boletim I publicado com antecedência, o que certamente dificulta o planejamento e a vinda de atletas mais distantes ao Brasil.
A relação de atletas e clubes Filiados está desatualizada. O link Orientação nos Estados nos traz uma relação de responsáveis pelo esporte nos Estados que não está atualizada, além de percebermos que vários endereços de e-mail são pessoais e não funcionais.
O Histórico de Resultados está bastante completo e contem informações de todos os campeonatos desde a fundação da CBO.
Há espaço para contato com a CBO pelo site.
O site da CBO não traz nenhuma referência ao Mundial de Masters a ser realizado no Brasil em 2014 e que, desde já, desperta o interesse de atletas do mundo todo.
O site necessita de espaço para notícias do esporte e dos eventos realizados, veiculação de vídeos e reportagens, maior divulgação de eventos e do esporte. A CBO tem utilizado o e-mail como forma de manter seu publico atualizado, porém deve trazer este conteúdo para seu site, que possui um alcance muito maior e o poder de despertar o interesse daqueles que nunca praticaram Orientação e que, obviamente, não fazem parte da relação de e-mail da Confederação.


CONCLUSÕES
Verificados os sites da Federações Estaduais e da CBO, vemos que ainda é há muito a evoluir no quesito divulgação do esporte na rede mundial de computadores.
Um primeiro detalhe é perceber que se temos o objetivo de atrair novos praticantes, não podemos restringir às informações àqueles que já praticam. Deve-se possibilitar que quem estiver interessado em praticar tenha formas de saber o que é e onde praticar orientação.

Obviamente, não se pode esquecer daqueles que já participam do esporte. Muitas federações possuem contas de e-mail, Twitter e Facebook, utilizando-as para a divulgação de suas atividades.  Isto é importante para mostrar ao atleta que ele não foi esquecido e para mantê-lo motivado à prática de Orientação.
Os sites necessitam manter mais mídias, como fotografias e vídeos em suas páginas na Web. Temos atualmente alguns amantes do esporte que, portando câmeras fotográficas semi-profissionais, já conseguem fazer a cobertura fotográfica de eventos. Basta às entidades buscar estes arquivos e divulgá-los.

Cabe aos organizadores planejar e às federações dar publicidade com maior antecedência dos eventos, de modo a permitir aos atletas planejarem a participação em campeonatos, congressos e cursos. Deve-se lembrar que nosso país é imenso e participar do esporte envolve transporte, hospedagens e outros custos.
Pedimos também às federações que incentivem seus clubes a possuírem páginas na internet e outras formas de contato com seus atletas.


Um comentário:

  1. Fabio e Sara, parabéns pelo post. De fato estamos um tanto aquém no quesito mídias eletrônicas. Seu trabalho é bem pertinente. Tomei a liberdade de divulgá-lo no orientistaemrota e o repassei para a FODF.

    Grande abraço.
    A.Carlos.

    ResponderExcluir