sábado, 7 de janeiro de 2012

1º Congresso Brasileiro de Orientação

    


     No período de 26 a 29 de janeiro de 2012 a CBO realizará em Santa Maria - RS o primeiro Congresso Brasileiro de Orientação, com as seguintes atividades:


1. Curso de Introdução a Gestão
 Local: Centro de Educação Física e Desporto da UFSM, sala 1059.
 Inscrição: até o dia 25 de janeiro de 2012 pelo e-mail: assistentecbo@uol.com.br ou cbo_bra@uol.com.br
 Objetivo: Além de abordar a organização e sustentabilidade econômica dos clubes o principal objetivo do curso é capacitar o aluno para montar um bom projeto.
 Considerações:
• O Esporte Orientação tem crescido muito e seus benefícios são notados em vários segmentos da sociedade, sendo a palavra “orientação” mais encontrada nos sites de busca na internet com o sentido de esporte;
Somos capazes de nos valer disso e fazer bons projetos?
• A sociedade nos impõe padrões e quem está fora do padrão provavelmente não chamará atenção para seus projetos.
Um dos tantos exemplos para nossa reflexão é o show pirotécnico do Réveillon da Praia de Copacabana de 31 de dezembro de 2011, que teve como tema a "sustentabilidade", divulgado na TV.
Sobre este tema polêmico mais 2 milhões de pessoas assistiram a queima de 24 toneladas de fogos de artifício (22 mil bombas, de 4 a 12 polegadas). Foram 16 minutos e 32 segundos de show e um rastro de poluição sonora, emissão de CO2 etc.
Para se adequar ao tema e vender a sustentabilidade recorre-se até ao uso de nitrato de bário, que dará coloração verde, mesmo sendo altamente poluente.
Com certeza os objetivos não são ecológicos, mas negócio que envolve milhões de pessoas e se justifica porque está dentro do padrão exigido pela sociedade: A sustentabilidade.
Se nós não formos capazes de justificar nos projetos o show pirotécnico será ambientalmente sustentável e um evento de Orientação não.


Quadro de atividades do curso: 


2. Assembléias Gerais
 Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, sito à Rua Vale Machado, 1415, centro, Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul.
 Propostas para pauta: encaminhar até o dia 25 de janeiro de 2012 pelo e-mail: assistentecbo@uol.com.br oucbo_bra@uol.com.br
 Deliberações: Estudo e aprovação das ações da política nacional para o desenvolvimento do nosso esporte, aprovação de regulamentos e obrigações estatutárias.
OBS: Já temos propostas tais como alteração da Regra 1 das Regras Gerais e Orientação Pedestre.


Mais informações em:  www.cbo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário